noticias426 Seja bem vindo ao nosso site Web Radio Run Rock Music !

Esporte

Arbitragem de atletismo paulista, a melhor do Pais.

O árbitro e o primeiro a chegar o ultimo a sair faça chuva ou sol ele está na prova.

Publicada em 16/10/21 às 22:06h - 996 visualizações

Tarciso Laurentino


Compartilhe
Compartilhar a noticia Arbitragem de atletismo paulista, a melhor do Pais.  Compartilhar a noticia Arbitragem de atletismo paulista, a melhor do Pais.  Compartilhar a noticia Arbitragem de atletismo paulista, a melhor do Pais.

Link da Notícia:

Arbitragem de atletismo paulista, a melhor do Pais.
 (Foto: Tarciso)
Arbitragem de atletismo paulista, uma das melhores do Pais.

No dia 19 de setembro acompanhei a minha neta a um evento promovido pele Federação Paulista de Atletismo, o evento BRINCANDO DE ATLETISMO para crianças a partir dos 8 anos de idade realizado na Arena Caixa - Centro de Atletismo Professor Oswaldo Terra na cidade de São Bernardo do Campo.

Acabei chegando muito cedo, cheguei por volta das 7 horas da manhã o evento iniciou-se as 8,30 horas, nesta hora de espera um fato me chamou muito atenção e me levou a escrever estas linhas.
Logo que cheguei fiquei aguardando em frente a portaria principal, e a movimentação de pessoas com coletes amarelos só aumentava a cada minuto, jovens, pessoas de meia idade outras já bem maduras, homens e mulheres, esse pessoal fazem parte do corpo de arbitragem que irão conduzir o evento.

Alguns eu já tinha visto em atuação em outros eventos, por volta das 8,20 já no interior da arena, vejo uma grande roda dos árbitros e no centro o Presidente da federação Paulista de Atletismo o Sr. Joel Lucas Vieira de oliveira conversa com todos antes do inicio do evento.
Assim que o Sr Joel termina sua preleção ele vai saindo me aproximo dele, após um breve comprimento, fiz uma pergunta pra ele e com muita gentileza e sensibilidade me da o seguinte relado. 

Sr. Joel Qual a importância do árbitro de atletismo em uma competição?
A importância e vital, na  verdade é o coração da Federação né, porque o que nós fazemos a gente faz competições oficiais, sem o árbitro legalmente registrado você não tem competição oficial, o arbitro tem o grande papel de manter a ordem da competição de manter os regulamentos as regras e o que ele produz lá tem validade internacional, então é uma chancela internacional, terceiro eu como pessoa tem uma relação com a arbitragem muito mais profunda do que a do trabalho porque eu fui atleta antes de gestor Então o que eu aprendi no esporte para minha vida foi passado pelas orientações de árbitros então assim imagina arremessava peso, você pode fazer uma arremesso fantástico mas se você não cumpre a regra não vale, esse ensinamento que não é passado com palavras e sim com gestos do árbitro eu carrego para minha  vida ,então eu não aceito algo mais ou menos porque na arbitragem do atletismo ou é ou não é  a precisão do atletismo ela é milimétrica né você decide um campeão 1 cm um centésimo Então essa precisão do que é certo e errado a gente leva para vida da gente então eu tenho uma relação muito afetiva com isso porque a minha vida de atleta de 20 anos como atleta foi construída nos meus valores na minha ética com a ação dos árbitros porque eu vivi mais da metade da minha vida sob a orientação de árbitros em algum momento da minha vida. Minha esposa  e arbitra então eu vivo isso 24 horas por dia.

O árbitro e o primeiro a chegar o ultimo a sair faça chuva ou sol  ele está na prova, e muita dedicação, o kit do arbitro tem capa de chuva, roupa de calor e frio, trás agasalho porque independente da condição climática ele sabe que ele tem que manter uma competição acontecendo né. 

 E nós temos aqui um privilégio no Estado de São Paulo , nós temos além de termos a melhor a arbitragem do Brasil nós temos os mais dedicados, nós temos mais de 10 árbitros que tem 40 anos ou mais de carreira. 

Nós temos já hoje filhos de árbitros netos e árbitros  atuando  aqui é muita dedicação e muito amor, temos  advogados que vem aqui trabalhar, professores, investigadores policiais dentista ,são pessoas que têm uma relação de carinho com a gente. 

Então para mim falar de arbitragem é falar de dedicação e falar de profissionalismo e falar de amor ao esporte falar de comprometimento e de pessoas que a gente tem um carinho especial.
Todos os nossos árbitros estão registrados  são treinados e capacitados em níveis Nacional de arbitragem e temos várias  internacional  eles têm conhecimento de todos os as modalidades do atletismo.
Joel Lucas Vieira de Oliveira, Presidente da Federação Paulista de Atletismo, ex atleta, foi campeão Paulista de arremesso de peso, especialista em Educação Fisica.

Estou no Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa Marechal Mário  Pires na zona sul de São Paulo, esta acontecendo o Campeonato Paulista de Atletismo sub 23 e o troféu Bandeirantes e vou fazer a mesma pergunta que fiz ao Joel ao arbitro Wagner Moises de melo.
Na sua opinião qual a importância da arbitragem para ter uma uma prova de qualidade ?

Essencial arbitragem, para mim essencial porque querendo ou não as provas todas tem regras se não tivermos os árbitros empenhados para cumprir as regras querendo ou não e do ser humano ou seja, tanto o atleta como ser humano comum procurar sempre o jeitinho mais fácil de se realizar as coisas, então o arbitro está ali justamente para poder ta educando, orientando e ajudando a conduzir a competição da melhor maneira possível.

No meu ponto de vista a gente deve ser sempre Imparcial, então eu sendo imparcial  contributo para que o atleta realize a prova da maneira correta que ele não venha desviar de um lado ou de outro e não tenha vantagem nenhuma sobre o outro, então sem a arbitragem estaria a  Deus Dará digamos assim , e com isso aí ele que contribuiu muito para o as provas ,são provas que tem regra para toda regra tem que ter m fiscalizador Então vejo ele como fiscal como  orientador também esse e o meu ponto de vista.
Wagner Moises de Melo, ex atleta, mais de 30 anos dedicado ao esporte, passou por todas as provas no atletismo, iniciou no atletismo aos 11 anos aos 13 já ajudava a arbitragem, nas hora vagas atua como eletricista e mora na cidade de Pindamonhangaba interior de São Paulo.

Continuando no Centro Olimpico, me dirijo ate o arbitro Gutemberg e repito a pergunta.
Na sua opinião qual a importância da arbitragem para ter uma uma prova de qualidade ?
E fundamental, a arbitragem na realidade faz a competição acontecer, o atleta e o principal ator da competição, mas se não tiver a arbitragem a competição não anda ela fica parada, e a arbitragem tem que ter qualidade tem que ser boa. 

Perguntei a ele se tem alguma prova que e mais complicada ou que tenha um grau maior de dificuldade, segundo ele nenhuma, se o arbitro for bom e estiver preparado todas as provas fluem naturalmente, erros podem acontecer, mas são raro os casos de erros.
O arbitro primeiro a chegar o ultimo sair. 
Ele manda uma mensagem aos jovens, pratique atletismo faça algum esporte, não fique parado. 
Gutemberg Alves Pereira 30 anos de arbitragem, já arbitrou em todos os campeonatos pelo Brasil, além de arbitro de atletismo e Professor de Educação Fisica. 

Para saber calendarios de provas ou noticias da Federação Paulista De Atletismo acesse o link https://atletismopaulista.com.br/



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

1 comentário


Antonio laurentino Sobrinho

20/10/2021 - 21:58:10

Parabèns, Eu não conhecia o trabalho do professional da arbritagem.


Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55)11980151916

Visitas: 265019
Usuários Online: 22
Copyright (c) 2024 - Web Radio Run Rock Music - WEB RÁDIO RUN ROCK MUSIC, A PLAY LIST DE SUA CORRIDA.
Converse conosco pelo Whatsapp!