Na véspera do Campeonato Mundial de Atletismo Indoor Nanquim 25 — o primeiro campeonato global do ano — o Comitê Internacional de Fair Play (CIFP), em parceria com a World Athletics, está convidando fãs do mundo todo a indicar momentos que exemplifiquem o fair play, com o objetivo de reconhecer um atleta ou momento de destaque no World Athletics Awards no final deste ano.
Assim como no ano passado, o período de indicações inclui todos os eventos da World Athletics Series (WAS) e eventos do Continental Tour ao longo do ano.
Após o evento final da WAS do ano, um júri será formado para analisar as indicações e julgar uma lista de cinco momentos de fair play no atletismo a partir de 2025.
Os fãs serão então convidados a votar por meio dos canais de mídia social da World Athletics para o momento pré-selecionado que eles acham que melhor exemplifica o fair play. Esses votos serão combinados com os votos do júri para determinar três finalistas para o Fair Play Award. O vencedor será revelado no World Athletics Awards no final do ano.
Para indicar um atleta ou momento para o Prêmio Fair Play, envie um e-mail para fairplayaward@worldathletics.org .
Sander Skotheim foi o ganhador do prêmio do ano passado. Seu momento de fair play ocorreu nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, onde o decatleta norueguês estava na disputa por uma medalha. Apesar da decepção de não ter alcançado altura no salto com vara, o que significa que ele não estava mais na disputa por uma medalha, Skotheim decidiu continuar competindo. No processo, ele apoiou seu compatriota e o eventual vencedor Markus Rooth, ajudando seu companheiro de equipe na disciplina final – os 1500m.
O CIFP foi criado há mais de 60 anos para promover os princípios do jogo limpo no esporte: competição limpa, respeito, amizade, espírito de equipe, igualdade e esporte sem doping. Ele homenageia aqueles que respeitam as regras escritas e não escritas do esporte, que incluem integridade, solidariedade, tolerância, cuidado, excelência e alegria, e que dão o exemplo para os outros, dentro e fora do campo. A primeira colaboração do CIFP com a World Athletics remonta ao Campeonato Mundial de Atletismo de 2003 em Paris. Doze prêmios foram entregues desde então.